quinta-feira, 24 de março de 2011

Reunião - Decisões e Partilha

Fotos

      Na noite de ontem, quarta-feira 23 de março, realizou-se uma reunião para organização do cronograma do projeto e partilhar experiências e trabalhos realizados até agora.
      Participaram da reunião a Diretora Educacional Vivian Lawin, as coordenadoras do projeto Fabiane Heller, Sandra Baumle e Zeneide de Lima, e também professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 

terça-feira, 15 de março de 2011

O ano do Sítio

    O ano de 2011 iniciou com um grande desafio: o projeto Biblioconexões, que tem como referência a produção de Monteiro Lobato, suas obras, os Clássicos que o influenciaram, bem como as produções contemporâneas que foram influenciadas por ele. Através de algumas de suas obras será possível realizar várias conexões, explorando os muitos espaços de aprendizagem frequentados diariamente: sala de aula, biblioteca, laboratórios...
    No planejamento do 1º ano do Ensino Fundamental, eu e as professoras Sandra e Solange, parceiras de série, decidimos introduzir o tema aos poucos, apresentando às crianças dia após dia as historias e seus personagens. Tomamos o cuidado de fazer com que Monteiro Lobato estivesse presente em cada cantinho: no mural de aniversários, no cartaz da rotina, no painel interativo, nas atividades de escrita.
    Começamos o ano conversando sobre o Sitio do Pica Pau Amarelo, obra prima de Monteiro. Nosso objetivo era levantar o conhecimento prévio das crianças. Não foi surpresa que muitos conheciam vários personagens... Exploramos a escrita através dos nomes destes personagens e da música de abertura do programa. Lemos histórias em sala, mostramos fotos antigas e atuais do Sítio, falamos sobre a vida e obra de Monteiro bem como de suas características físicas. Cada atividade foi interligada com assuntos curriculares da série.
    Vejo que este projeto nos proporcionará inúmeras ferramentas para trabalhar todo e qualquer conteúdo de plano anual. Cada personagem do Sítio traz consigo uma bagagem e esta pode agregar mais valor aos conteúdos de todo o ano letivo.
    No 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista São Luís nosso planejamento girará em torno dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Buscaremos a interdisciplinaridade em cada conteúdo. Por exemplo, ao estudarmos o Visconde, podemos tratar de diversos assuntos como: a reciclagem de materiais, a importância dos livros, a pesquisa, a amizade, a diversidade. Pedrinho nos leva além dos limites geográficos: zona rural e urbana, meios de comunicação, brincadeiras antigas, o tempo, a imaginação. Com Tia Nastácia embarcamos além do preconceito: diferença racial, culinária, crenças populares.
    Este projeto, além de gerar os resultados já esperados, pode resultar em experiências maravilhosas para os alunos. Cabe ao professor comprometer-se em fazer dele algo atrativo e emocionante, repleto de ensinamentos para toda a vida. Não esqueçamos: é a vivência que o aluno leva consigo. Que possamos fazer este projeto ir algo além das expectativas. Boa sorte a todos!

                                                Profª Samanta Sievers – 1º ano do Ensino Fundamental