sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Infância Inesquecível

 Ansiosamente olhava para o relógio afixado acima do quadro-negro esperando os ponteiros formarem 5 e 15, nesse exato momento todos nós, alunos do ensino ginasial, saíamos correndo da sala descíamos pelas escadas alcançávamos o grande portão e ganhávamos o mundo. Alguns de meus amiguinhos iam para outras aulas: natação, balé, judô, piano. Eu andava rapidamente ou às vezes numa corrida ritmada com a mochila nas costas e a lancheira cruzada ao lado do corpo, tinha a sorte de morar duas quadras da escola e em poucos minutos já estava subindo as escadas e entrando em casa. Minha mãe sempre deixava a porta aberta, pois sabia que eu chegava afobada para entrar  e ir direto ligar a televisão, que era enorme e demorava um pouco para aparecer a imagem, mas já era colorida. Então  eu tirava a mochila e a lancheira deixava no chão e ouvia : “marmelada de banana, bananada  de goiaba, goiabada de marmelo, sitio do picapau amarelo, sítio do picapau amarelo...” o meu programa favorito. Era hora de ver Tia Anastácia, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde e a terrível Cuca em histórias cheias de aventuras, suspense e muita muita alegria.
Lembro-me de muitas imagens que ficaram em minha memória como o Minotauro entrando na cozinha de tia Anastácia e assustando-a, e Ícaro voando cada vez mais alto para em seguida cair no mar com as asas derretidas pelo sol, Peter Pan, as sereias, os piratas, o  mundo das águas claras, a mula sem cabeça. Era meu mundo encantado, fantasioso e maravilhoso. Não preciso nem dizer que aprendi muito sobre mitologia grega, folclore brasileiro, e histórias que pertencem ao mundo. Sem dúvida nenhuma foi minha entrada para a paixão pelos livros. Tinha fome e sede de conhecer o mundo. Sendo assim formei-me em letras e deste então continuo com meu mundo maravilhoso, mas agora na companhia  de meus alunos. Este ano nós trabalharemos com Monteiro Lobato e já estou sentindo a minha criança entusiasmada para rever os personagens que contribuíram na minha formação. Convido todos vocês para essa grande aventura que é a leitura, vamos juntos explorar e conhecer o mundo de Lobato o mundo do Sítio do picapau amarelo..

Professora Adriana Rodrigues dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário