quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PROJETO BIBLIOCONEXÕES

Literatura, Artes e Tecnologias

Neste ano de 2011, durante os meses de março, abril, maio, junho e julho alunos, professores e comunidade educativa desenvolverão ações que contemplarão o Projeto Biblioconexões, que envolve toda Rede de Colégios Maristas. O mesmo se constitui em uma iniciativa pedagógica que tem como eixo a Literatura, a Arte, as Tecnologias, a interação família-escola e a solidariedade.

Temática abordada: a produção de Monteiro Lobato, suas obras, os Clássicos que o influenciaram, bem como as produções contemporâneas que foram influenciadas pelo mesmo.

Objetivos: 

• Fundamentar o trabalho de iniciação à pesquisa, incentivar o hábito de leitura e promover a formação de leitores. 
• Explorar a reflexão e o desenvolvimento do senso crítico.
• Estabelecer relações entre o trabalho do professor e do bibliotecário e capacitá-los como agentes mediadores de pesquisa e de leitura.
• Significar o espaçotempo das bibliotecas.

O desenvolvimento se dará em três frentes:

1ª frente:

• Leitura, análise, estabelecimentos de relações, inferências, intertextualidade, a respeito de Monteiro Lobato, sua vida e obra, os Clássicos que o influenciaram e produções contemporâneas que foram influenciadas por ele.
• Realização de oficinas para familiares .
• Produto: RECITAL: leitura dramatizada; declamação (produzida pelos alunos); interpretação muda (mímica só com fundo musical).

2ª frente:

• Estudo técnico e literário para a produção de um audiolivro.
•  Produto: AUDIOLIVRO  (alunos/famílias, doação para Institutos de deficientes visuais).

3ª frente:

• Para finalizar o trabalho, os alunos produzirão um texto que explicite as experiências de aprendizagem suscitadas pelo projeto.
• Endereço do Blog oficial:
A Literatura brasileira, com a obra de Monteiro Lobato, conferiu às crianças, jovens e adultos criança um lugar central, respeitando o seu mundo e fornecendo padrões de interpretação que visam integrá-la num contexto cultural.

http://biblioconexoes.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário